Leão do Oeste

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Allan Frederico avalia preparação física do grupo e afirma: "O mais difícil é conseguirmos manter o que conseguimos"


O Tricolor vem dando continuidade aos preparativos para o importante compromisso diante do América/RN, na próxima quarta-feira, 15, ás 19h15min, no estádio Nogueirão, em partida válida pela sétima rodada da Copa Cidade do Natal.

Foto: Yhan Victor/ACECBaraúnas
 Durante este período de paralisação no campeonato, o elenco do  Baraúnas tem aproveitado para aprimorar bastante a parte física. Para  isso a comissão técnica, conta com a experiência do preparador físico  Allan Frederico, de 32 anos, é formado Educação Física pela  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Além disso,  o profissional tem Especialização em Fisiologia e Cinesiologia do  Exercício pela Veiga de Almeida do Rio de Janeiro/RJ, sendo mestre em Avaliação e Prescrição em Educação Física pela Universidade de  Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

 Em entrevista ao site oficial o profissional avaliou o trabalho da  preparação física do grupo até o momento. “Acho que a preparação tem sido boa, dentro daquilo que a comissão programou. Através desta  programação conseguimos crescer na competição e a nossa maior dificuldade neste momento, é dar continuidade a este nível de condicionamento que conseguimos”, falou.


O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo, reúne mais países afiliados à FIFA do que à ONU. A preparação física vem assumindo nos últimos anos um papel de destaque juntamente com o treinamento aplicado pelo treinador. Assim como a preparação física o futebol vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. Ciente disso o profissional vem aprimorando seus conhecimentos no decorrer nos anos.

 “A preparação física evoluiu muito da última década para hoje, o futebol em si mudou muito, as regras, os campos também houveram alterações. Então tivemos muita evolução nas regras, porém os campos e o biótipo do jogador mudaram bastante. Antigamente se trabalhava muito de forma geral, hoje o futebol é muito específico, por posição e jogador. Apesar de ser um esporte coletivo, o individual tem que ser aprimorado a cada dia que se passa. A evolução futebol com o tempo está se tornando muito físico, rápido, dinâmico, você tem que estar 100% em tudo fisicamente, tecnicamente, taticamente e mentalmente, acho que são fatores que o futebol tem se exigido muito”, disse.


Esta é a segunda passagem de Allan pelo Tricolor.
Foto: Yhan Victor/ACECBaraúnas

O futebol é um esporte caracterizado por atividades intermitentes. Ele exige grande demanda física, o que requer elevado grau de habilidade técnica, força, endurance, velocidade e agilidade. “Trata-se de um jogo com bastante trabalho anaeróbico seguido de exercícios contínuos de corrida.” (RHOADS, 1986). A fisiologia do esporte contribui para o trabalho de toda comissão técnica no futebol. Especialista nessa área, o profissional destacou a importância da fisiologia no futebol e como ela vem se tornando tão importante.


“A fisiologia está relacionada as reações metabólicas que acontecem no corpo humano, e com relação ao futebol nós tentamos controlar as questões das variáveis. Nas avaliações que fazemos tentamos controlar o nível de dor, desgaste, como o jogador se encontra na questão de urina por exemplo: Como está o nível de urina do atleta, a parti daí conseguimos perceber como está o nível de desidratação do atleta. A questão do controle da dor da fadiga muscular, nós conseguimos controlar também para saber qual o tempo ideal que o jogador poderá suportar em cada partida. A fisiologia está muito relacionada ao processo geral do futebol, se você consegue entender bem do assunto facilitará bastante para montar uma boa programação de treino. Claro, você tem que saber como o músculo se recupera de cada treino, como ele vai reagir nas próximas 72 horas da carga de trabalho entre outras situações”, finalizou. 

Um dos atletas que tem aprovado a performance do profissional é o zagueiro Nildo, 41 anos. Apesar da idade, é um atleta que se mantém em alto nível fisicamente, esbanjando técnica e talento sendo umas das peças fundamentais para o setor defensivo.

"Sim, eu que cheguei no decorrer da pré-temporada, vejo bastante de forma positiva. É um profissional que estudou bastante, tenho só que agradecer a ele pelo trabalho que vem fazendo comigo e o restante do grupo. Só temos a ganhar com este grande profissional, apesar de ser jovem, mas bastante estudioso e isso faz com que possamos evoluir cada vez mais a nossa parte física", disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário